segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Montagem de uma total



Hoje iniciamos a montagem dos dentes de uma prótese total. Procurando na internet, encontrei uma explicação super completa do professor Enilson Carneiro. Facilitará bastante nos próximos passos.

Parte 1:



Parte 2: 



Parte 3:




Parte 4:



Parte 5:



Parte 6:




Tirando toda a parte de marketing o vídeo é muito útil, os materiais não posso falar muito, pois utilizei poucos, um pra dizer a verdade.
Espero que seja útil à alguém, assim como foi para mim.

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Notação Dentária


Notação dentária FDI ou Notação Dentária Internacional é amplamente utilizada por dentistas internacionalmente para relacionar informações sobre um dente específico.
Desenvolvida pela Fédération Dentaire Internationale (Federação Dentária Internacional) (FDI), a notação dentária FDI também é conhecida por notação ISO-3950.
A orientação no gráfico segue a tradicional "visão do dentista", isto é a direita do paciente corresponde a esquerda no gráfico da notação. A indicação "esquerda" e "direita" no gráfico, entretanto, sempre corresponde a esquerda ou direita do paciente, respectivamente.


terça-feira, 23 de agosto de 2011

Lentes de contato dentais



O produto consiste em uma fina lâmina de porcelana de cerca de 0,2 mm, que é aplicada sobre a superfície do dente para recobrir dentes amarelados, com manchas ou levemente desalinhados. A vantagem deste tratamento, é que, ao contrário do procedimento realizado atualmente, o dentista não precisa desgastar os dentes do paciente com brocas, preservando ao máximo suas estruturas naturais.
    Outra vantagem propagada para o produto é a resistência ao desgaste, seu aspecto mais natural e o fato de não sofrer alterações na cor com o tempo. O adesivo utilizado na aplicação também é o grande responsável pela durabilidade do produto. No entanto, é importante ter cuidados na higiene bucal e na mastigação de alimentos muito duros. Com essas precauções a durabilidade estimada do produto é de até 10 anos após a aplicação.
    Se o paciente requer mudanças mais extensas às facetas laminadas tradicionais podem ser a melhor escolha. Por isso é necessária uma avaliação criteriosa junto ao seu Cirurgião-dentista.

Créditos: Evolutti 
http://evolutti.blogspot.com/

Especial para as crianças (mas alguns adultos irão gostar também).

Hoje durante a aula de orto tivemos uma pequena introdução sobre acrilização, pois era o tema da aula em questão. A professora passou um vídeo auto-explicativo de como fazer, passo a passo. As imagens que foram mostradas eram de uma acrilização totalmente personalizada, com cortes no acrílico que formavam imagens, tais como de moranguinho e de zebrinha. Lembrei de quando tive que usar o "aparelho removível" e não gostava de jeito nenhum. Talvez se fosse personalizado com algum desenho que eu gostasse se tornaria mais fácil de usá-lo. E é o que normalmente ocorre na fase infantil: resistência ao uso de aparelhos.
Como ainda sou leiga no assunto, não posso afirmar nada, mas acredito que hoje em dia os dentistas que são direcionados à área infantil já buscam tratamentos mais interessantes ao ponto de vista das crianças.






Olha a carinha de felicidade porque sabia que ia ter um aparelho  diferenciado.
Agora os próximos podem interessar já os "grandinhos", (assim como eu):







Não vejo a hora de começar a fazer pra valer. Mas ainda pela frente, tenho muito o que aprender e, principalmente, errar bastante. Agora pode. Agora é a hora.



segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Prótese Ortodôntica

Semana passada tive minha primeira aula prática em ortodontia. Fizemos exercícios básicos, tais como o da imagem a seguir:

Utilizamos fio 0,6 para fazer os helicóides, e no restante 0,7 e 0,8, fazendo dois de cada fio.
Simples? Sim, simples. Mas olhem o resultado das minhas mãos:


Uma mão calejada e um dedo cortado.

Já nesta semana tivemos que fazer um grampo Kennedy para os dentes 16 e 26 e o grampo tipo bola entre os dentes 14 e 15 e entre 24 e 25.


E como está as minhas mãos? Ótimas, intactas por sinal.
Não adianta, a prática é a melhor amiga do protético (antes mesmo da superbonder).


Começando... mas não do começo.

Por que "começando... mas não do começo"?
Bom, sou uma estudante do curso técnico em prótese dentária e já estou no segundo semestre. Este assunto já não é tão novo na minha vida, mas se tornou novo a partir do momento em que decidi criar este blog.
O que me levou a fazer ele?
Devido a minha insaciável vontade de aprender e procurar coisas que gosto para que me faça crescer a cada dia, sempre em busca de mais conhecimentos.
Vou compartilhar blogs de outros protéticos, vídeos com auxílio em diversas práticas da nossa profissão entre outras tantas coisas.

Espero poder ajudar e ser ajudada através deste blog.



" Se duas cabeças pensam melhor que uma, quatro mãos podem fazer muitas pessoas sorrirem."