quarta-feira, 20 de junho de 2012

Placa de bruxismo

O bruxismo do sono (BS) é uma atividade do sistema estomatognático
caracterizada pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono, acompanhada de ruídos e microdespertares (i.e., consciência transitória com duração de 3s a 10s). Muitos são os sinais e sintomas dos indivíduos com BS, dentre eles destacam-se: desgaste dentário (figuras 1 e 2), fratura de dentes, dor orofacial, dor na articulação temporomandibular (ATM) durante a palpação digital, sons de ranger de dentes relatados pelo acompanhante, cefaléia, estresse e ansiedade.


As placas oclusais são definidas como aparelhos orais removíveis usados entre a maxila e a mandíbula, podendo ser inferiores (figura 3) ou superiores (figuras 4, 5 e 6), rígidas (figuras 3, 4 e 5) ou flexíveis (figura 6). Sua função inclui a estabilização do sistema neuromuscular da mastigação a fim de criar uma desvantagem mecânica para forças parafuncionais. A placa 
oclusal permite uma relação harmoniosa entre os músculos da mastigação, a articulação temporomandibular e os dentes.




Uma das minhas avaliações será a placa de bruxismo para a nossa própria boca.
Estou confeccionando pela segunda vez, porque na primeira tive um problema com o meu gesso e ele quebrou todos os dentes anteriores. Então, tive que fazer outra impressão dos meus dentes superiores e repetir todo o processo.





O próximo passo é a inclusão na mufla, eliminação da cera e entulhamento de resina. BOA SORTE para mim para não ter que fazer pela terceira vez.

Encontrei este vídeo na internet que tem o passo a passo mais ou menos parecido:




2 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog, foi o único que achei do tipo.
    Eu tenho bruxismo mas quero trocar minha placa pois nunca vi esse tipo pela net. A que eu uso é como se fosse um aparelho móvel, tem a parte superior e a inferior, com uma pista alta o suficiente para q não encoste os dentes. Esse tipo de placa tem alguma contra indicação, como a extrusão dentária por exemplo? Será que a outra não seria melhor?
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada pelo elogio. As placas de bruxismo que normalmente confecciono é apenas nos dentes superiores, de acrílico. O que você deve fazer é conversar com o seu dentista e ver um melhor tratamento, caso esteja lhe gerando algum incomodo esta sua placa. Espero poder ter ajudado.

      Excluir